Conecte-se conosco

Tecnologia

Aplicativo para medir pressão arterial no celular

O termo hipertensão é comumente conhecido como “pressão alta” e é uma doença crônica que atinge mais de 38 milhões de pessoas no Brasil, segundo Pesquisa Nacional de Saúde (PNS).

Anúncios

Os efeitos da pressão alta podem ser fatais se não forem gerenciados adequadamente. A hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e renais.

Para ajudar as pessoas que sofrem dessa condição ou apenas ajudar outras pessoas a monitorar sua saúde, surgiu um novo aplicativo para medir a pressão arterial no celular. Será que funciona? Confira abaixo!

Anúncios

Aplicativo para medir pressão arterial no celular

Existem vários aplicativos para medir pressão arterial no celular disponíveis, tanto para dispositivos móveis com sistemas operacionais Android quanto iOS.

A maioria deles usam a conexão com smartwatches que medem a pressão arterial e emitem sinais de eletrocardiograma com eficácia.

Mas tem um aplicativo em específico que promete medir a pressão arterial apenas ao colocar o dedo na câmera do celular. Mas, será que é confiável e que funciona? Veja a seguir.

Anúncios

“Pulsação E Pressão Arterial”

Esse aplicativo para medir pressão arterial no celular gratuito está disponível para iOS.

Não é apenas para pessoas com pressão alta, mas para qualquer pessoa que queira acompanhar sua saúde e medir sua frequência cardíaca.

Apesar de ser muito útil, o uso de aplicativos para controlar a pressão arterial não significa que você deva interromper as consultas de acompanhamento médico.

Em vez disso, os pacientes que atualmente têm pressão alta ou outras condições relacionadas ainda devem consultar um médico regularmente.

Anúncios

O app deve ser usado como complemento aos métodos tradicionais e não os substituem totalmente.

Para medir sua pressão arterial no celular, siga os seguintes passos:

  1. Abra o aplicativo;
  2. Pule a parte de publicidade da versão premium se você quiser usar de forma gratuita o aplicativo para medir pressão arterial no celular;
  3. Na página inicial, clique no “+”;
  4. Escolha a opção “Medir pulso usando a ‘câmara’ do dispositivo”;
  5. Dê permissão ao App para acessar sua câmera do celular;
  6. A lanterna do seu celular irá ativar;
  7. Coloque o dedo indicador na câmera do celular (se tiver mais de uma, teste todas até que a medição comece);
  8. Mantenha o dedo na câmera até a barra completar;
  9. Assim que acabar sua pressão arterial será mostrada no aplicativo.

Aplicativo para medir pressão arterial no celular é confiável?

O próprio aplicativo alerta que “os resultados das medições com a câmera do dispositivo móvel podem não ser precisos”.

Sem evidência científica, os dados são apenas para fins informativos. Portanto, se você estiver sentindo desconforto ou achar que sua pressão está alta procure atendimento médico ou uma farmácia que ofereça o serviço de aferição.

O Dr Thiago Midlej em seu canal do Youtube alerta sobre esse tipo de aplicativo e sua eficácia. De acordo com o médico, a aferição de pressão pela biometria não é confiável. Assista: → Aferição da Pressão Arterial por meio de Aplicativos é recomendado? – YouTube

Se você quiser medir sua pressão arterial agora mesmo, em casa, sem precisar de aparelho, o Bruno, socorrista resgatista, ensina em seu canal do Youtube como fazer isso. Assista: como aferir pressão arterial sem aparelho – YouTube

Continue lendo
Você pode gostar...

Mais em Tecnologia

Topo