Conecte-se conosco

    Dicas e tutoriais

    Carteira de Trabalho Digital: como baixar e acessar o app

    Avatar photo

    Publicado

    em

    A Carteira de Trabalho Digital é uma ferramenta muito importante para quem deseja manter suas informações trabalhistas em dia. O aplicativo foi desenvolvido pelo governo federal e está disponível gratuitamente para download em dispositivos móveis.

    Neste post, você aprenderá como baixar e acessar o app da Carteira de Trabalho Digital, além de conhecer as principais funcionalidades da ferramenta. Então, continue lendo e saiba mais!

    Como baixar a Carteira de Trabalho Digital?

    A primeira coisa a fazer é acessar a loja de aplicativos do seu dispositivo móvel (App Store para usuários de iOS e Google Play para usuários de Android). Em seguida, busque pelo termo “Carteira de Trabalho Digital” e selecione o aplicativo oficial.

    Clique no botão de instalação e aguarde até que o processo seja concluído. Assim que o app estiver instalado, você poderá abri-lo e iniciar o processo de cadastro.

    É importante ressaltar que a Carteira de Trabalho Digital não tem validade como documento de identificação, ao contrário da versão física. Ou seja, não é possível utilizá-la para comprovar sua identidade em situações como abertura de contas em bancos, por exemplo.

    A função da Carteira de Trabalho Digital é exclusivamente registrar as informações trabalhistas do indivíduo, como contratos de trabalho, salários e benefícios.

    Por isso, é importante que os indivíduos continuem a manter em mãos outros documentos de identificação, como RG ou CNH, para comprovar sua identidade em situações em que isso for necessário.

    Pode ser útil: Como baixar e fazer cadastro no aplicativo CNH Digital?

    A Carteira de Trabalho Digital deve ser vista como um complemento à versão física, não como um substituto completo.

    Como fazer o cadastro na Carteira de Trabalho Digital?

    Ao abrir o app da Carteira de Trabalho Digital pela primeira vez, você verá uma tela de boas-vindas com a opção de “Entrar com gov.br”. Caso você ainda não tenha cadastro, basta clicar em “Cadastrar” para iniciar o processo.

    Será necessário preencher alguns dados pessoais, como nome completo, CPF, data de nascimento, e-mail e telefone. Também será necessário criar uma senha para acesso ao aplicativo. Certifique-se de que todas as informações estejam corretas e clique em “Cadastrar”.

    Em seguida, você receberá um código de verificação no e-mail cadastrado. Insira o código no campo indicado e clique em “Confirmar”. Pronto! Seu cadastro na Carteira de Trabalho Digital está concluído.

    Como acessar a Carteira de Trabalho Digital?

    Ao acessar o app da Carteira de Trabalho Digital, você verá a opção de “Entrar”. Insira seu CPF e senha para acesso à ferramenta.

    Caso você tenha esquecido sua senha, basta clicar em “Esqueci minha senha” e seguir as instruções para redefinição de senha.

    Caso você não consiga acesso usando a sua conta gov.br, você pode tentar acessar o app fazendo o login com suas credenciais bancárias ou usando um certificado digital em nuvem.

    Principais funcionalidades do app

    A Carteira de Trabalho Digital permite que você tenha acesso a diversas informações trabalhistas de forma rápida e prática. Confira as principais funcionalidades do app:

    • Consulta de contratos de trabalho: é possível visualizar os contratos de trabalho registrados na sua Carteira de Trabalho, bem como verificar as informações sobre salário, cargo, horário de trabalho e outras.
    • Consulta de benefícios: é possível visualizar os benefícios recebidos, como seguro-desemprego e abono salarial, bem como o histórico de pagamentos.
    • Solicitação de seguro-desemprego: é possível solicitar o seguro-desemprego diretamente pelo aplicativo, sem a necessidade de comparecer a uma agência do Ministério do Trabalho.
    • Integração com o eSocial: a Carteira de Trabalho Digital também está integrada ao eSocial, sistema do governo que unifica o envio de informações trabalhistas e previdenciárias pelos empregadores. Dessa forma, é possível verificar se as informações enviadas pelos empregadores estão corretas e atualizadas.
    • Digitalização da carteira de trabalho física: caso você ainda possua uma carteira de trabalho física, é possível digitalizá-la pelo aplicativo. Basta acessar a opção “Incluir” e seguir as instruções para fotografar e enviar as páginas da carteira de trabalho.

    Conclusão

    A Carteira de Trabalho Digital é uma ferramenta essencial para quem deseja manter suas informações trabalhistas sempre atualizadas e acessíveis. Com o app, é possível consultar contratos de trabalho, benefícios e solicitar o seguro-desemprego de forma prática e rápida.

    Esperamos que este conteúdo tenha sido útil e que você possa aproveitar ao máximo todas as possibilidades oferecidas pelo app.

    Não deixe de conferir outros conteúdos do nosso blog, onde você encontrará muitas indicações de aplicativos úteis para o seu dia a dia.