Conecte-se conosco

Tecnologia

Como usar o 5G no celular

A tecnologia 5G é a próxima geração de redes móveis. Ele fornecerá velocidades mais rápidas, cobertura aprimorada e menor latência em comparação com redes 4G.

A nova tecnologia 5G finalmente chegou ao Brasil, e já está operando em algumas cidades do país. A novidade promete trazer mais velocidade, estabilidade e várias conexões simultâneas. Essas são algumas das vantagens da nova rede.

Anúncios

Mas isso não significa que as redes 3G e 4G serão esquecidas, longe disso, de fato, os três tipos de redes continuarão existindo juntos, dependendo da localização, demanda e estratégia de mercado de cada operadora.

Por isso, no post de hoje, mostraremos como usar o 5G no celular e quais são os requisitos para poder ativar essa nova rede de internet.

Anúncios

Primeiro, o que é a tecnologia 5G?

Os sinais 5G são transportados para antenas de telefones celulares por ondas de rádio, assim como nas quatro gerações anteriores de telefonia móvel.

A diferença é que agora são usadas faixas de frequência mais altas, permitindo muito mais velocidade.

Essa nova tecnologia garante conexões até 20 vezes mais rápidas que outras redes, enquanto o 4G possibilita conectar 10.000 dispositivos por quilômetro quadrado, o 5G pode conectar 1 milhão de dispositivos.

Anúncios

Como ativar e usar o 5G no celular

Apenas os dispositivos compatíveis com a nova tecnologia terão acesso à nova opção de rede. Seu uso não será obrigatório, pois todas as frequências 3G e 4G continuarão funcionando.

Inicialmente, os planos de conexão 5G serão mais caros do que outras redes disponíveis hoje. Porque toda tecnologia começa com um preço mais alto, mas à medida que é mais usada, o preço diminui.

Nos EUA, essa tecnologia já é utilizada e um plano 5G da operadora Verizon custa cerca de US$ 50. No Brasil é de R$ 265.

Como habilitar o 5G em celulares Android compatíveis:

Para habilitar o 5G em Android siga o seguinte passo a passo:

Anúncios
  1. Vá em configurações;
  2. Clique em “Conexões” → “Redes móveis” → Seleção de banda;
  3. Ative o 5G selecionando a opção “5G/LTE/3G/2G (conexão automática);
  4. Feito a última etapa, você já poderá usar o 5G no celular sempre que ele estiver disponível.

Como habilitar o 5G em dispositivos iOS compatíveis:

Para habilitar o 5G em iPhone siga o seguinte passo a passo:

  1. Vá em configurações;
  2. Clique em “Celular” → “Opções de dados celulares” (para facilitar digite “dados” no campo de busca);
  3. Em seguida clique em “Voz e Dados”;
  4. Escolha se quer deixar o 5G sempre ativado ou em modo automático. A diferença entre eles está na economia de bateria;
  5. Feito a última etapa, você já poderá usar o 5G no celular sempre que ele estiver disponível.

Obs: se as opções não aparecerem para você, pode significar que o seu celular não é compatível.


Essa rede trará diversos benefícios para a sociedade brasileira, seja pela ampliação das áreas de cobertura ou pela conexão ultrarrápida que os usuários terão.

Os brasileiros vão usar em breve toda a capacidade do 5G, o que significa que os dispositivos compatíveis com o 5G já estão acessíveis no Brasil.

No entanto, nem todos os modelos ainda funcionam com 5G e estima-se que somente em 2029 a maioria das cidades terá a tecnologia disponível.

Mais em Tecnologia

Topo