Conecte-se conosco

Notícias

Novo golpe no WhatsApp para roubar contas com uma chamada

Um novo golpe do WhatsApp está sendo relatado onde os usuários estão sendo solicitados a ligar para um número. A intenção é “roubar a conta”, tomar a identidade da pessoa e depois solicitar dinheiro aos seus contatos.

A segurança é uma grande preocupação para muitas pessoas nos dias de hoje, com a prevalência de crimes cibernéticos e hackers.

Anúncios

Uma das formas mais comuns de hackear a conta de alguém é através de um esquema de phishing.,que é quando um golpista se faz passar por uma instituição autêntica para realizar o golpe.

No WhatsApp, regularmente surgem novas formas de roubar contas. Isso pode causar sérias dores de cabeça, principalmente se os criminosos encontrarem alguns dados pessoais que possam ser usados para chantagear ou extorquir dinheiro da vítima.

Anúncios

Rahul Sasi, CEO da CloudSEK, descobriu uma nova vulnerabilidade no aplicativo de mensagens que permite que hackers invadam contas a partir de um telefonema.

As vítimas são escolhidas ao acaso, e os criminosos se apresentam como uma instituição séria para pedir que liguem para um determinado número.

Quando a vítima faz a ligação, o processo de registro do WhatsApp é acionado e a vítima, sem saber, escolhe enviar o código de verificação para o telefone do golpista.

Anúncios

Depois que as vítimas fazem a ligação, o processo de registro do WhatsApp é acionado e, sem querer, elas optam por enviar os códigos de autenticação para seus invasores, que assumem a conta do alvo.

Como funciona o novo golpe do WhatsApp?

Os golpistas entram em contato com as vítimas e as convencem a ligar para números específicos, que geralmente são iniciados por 67 ou 405.

Como algumas regiões adotam esse formato, é menos provável que as vítimas vejam bandeiras vermelhas e liguem para o número pensando que há algo legítimo acontecendo.

Ao fazer a ligação, os invasores obtêm acesso imediato à sua conta. Nesse ponto, eles começam a solicitar dinheiro de seus contatos em nome da vítima.

Anúncios

Portanto, para evitar ser o próximo alvo, recomendamos que você desconfie de pedidos de ligação e ative a confirmação em duas etapas do aplicativo em Configuração → Conta → Confirmação em duas etapas.

Também configure uma senha PIN difícil para efetuar login, que não seja uma sequência como 1234…

Para evitar fraudes, nunca forneça seus códigos de verificação por meio de mensagens ou chamadas e não transfira dinheiro sem primeiro confirmar a identidade da pessoa.

Esse artigo pode ser útil: 5 melhores antivírus para celular grátis

Mais em Notícias

Topo