Conecte-se conosco

    Dicas e tutoriais

    Teste de gravidez online: gratuito e rápido

    Avatar photo

    Publicado

    em

    Você está com a menstruação atrasada, sentindo enjoos, cansaço e outros sintomas que podem indicar uma gravidez? Você quer saber se está grávida, mas não quer gastar dinheiro com testes de farmácia ou exames de sangue?

    Então, você pode fazer um teste de gravidez online, que é uma forma rápida e gratuita de avaliar as suas chances de estar esperando um bebê.

    Como funciona um teste de gravidez online?

    Um teste de gravidez online não é o mesmo que um teste de sangue ou urina, que detectam a presença do hormônio hCG, produzido durante a gestação. Na verdade, trata-se de um questionário com perguntas, tais como:

    • Data da última menstruação;
    • Como é o seu ciclo menstrual;
    • Se você usa algum método contraceptivo;
    • Se você teve relações sexuais sem proteção;
    • Se você sente náuseas, vômitos, sonolência, fome, dor nos seios, alterações de humor, etc.

    A partir das informações fornecidas por você, o teste de gravidez online realiza um cálculo para determinar a probabilidade de você estar grávida, apresentando o resultado em forma de porcentagem ou classificando como baixa, média ou alta.

    Por exemplo, se você relatou que seu período menstrual está atrasado há mais de uma semana, que você tem um ciclo regular, que não utiliza nenhum método contraceptivo e que está apresentando vários sintomas, o teste pode sugerir que existe uma alta probabilidade de você estar grávida.

    Para que serve um teste de gravidez online?

    Um teste de gravidez online é uma forma conveniente e gratuita de esclarecer suas dúvidas iniciais sobre a possibilidade de estar grávida, sem a necessidade de sair de casa ou gastar dinheiro.

    Pode ser benéfico para você se preparar emocionalmente para o resultado dos exames de sangue ou urina, que são os mais confiáveis quando se trata de detectar uma gravidez. Além disso, pode te ajudar a decidir se é realmente necessário fazer esses testes, especialmente se a probabilidade de estar grávida for muito baixa.

    Quais sites possuem o teste de gravidez online?

    Há diversos sites disponíveis que oferecem o teste de gravidez online, porém nem todos são confiáveis ou estão atualizados. Por essa razão, é fundamental selecionar um site que possua credibilidade, que utilize fontes científicas e que seja de fácil utilização.

    Aqui estão exemplos de sites que possuem o teste de gravidez online:

    Quais perguntas são feitas no teste de gravidez online?

    Os questionamentos presentes nos testes de gravidez online podem variar dependendo do site, entretanto, costumam estar relacionados aos sintomas mais frequentes da gestação e ao histórico reprodutivo da mulher. Dentre as possíveis questões que podem surgir, destacam-se:

    • Quando foi o primeiro dia da sua última menstruação?
    • Qual é a duração média do seu ciclo menstrual?
    • Você usa algum método contraceptivo? Qual?
    • Você teve relações sexuais sem proteção nos últimos 30 dias?
    • Você sente náuseas ou vômitos pela manhã ou em outros momentos do dia?
    • Você sente mais fome ou mais sede do que o normal?
    • Você sente os seus seios mais sensíveis, inchados ou doloridos?
    • Você sente cólicas ou dores abdominais?
    • Você sente mais sono ou cansaço do que o habitual?
    • Você tem alterações de humor ou chora com facilidade?
    • Você tem aversão ou desejo por certos alimentos ou cheiros?
    • Você tem dor de cabeça, tontura ou desmaio?

    O teste de gravidez online é confiável?

    Não, o teste de gravidez online não é confiável, pois ele não pode confirmar ou descartar uma gravidez com certeza. Ele apenas indica uma probabilidade, que pode variar de acordo com as suas respostas e com o site que você escolheu.

    O teste de gravidez online não substitui o exame de sangue ou de urina, que são os mais confiáveis, pois detectam a presença do hormônio hCG, produzido pelo corpo da mulher durante a gestação.

    Assim sendo, caso você tenha realizado um teste de gravidez pela internet e tenha obtido um resultado positivo, ou se está em dúvida a respeito do resultado, é recomendável que você consulte um médico ou procure um laboratório para realizar uma análise de sangue ou de urina, pois somente esses exames podem confirmar o resultado.

    Além disso, caso esteja buscando conceber ou evitar uma gravidez, é essencial que você agende uma consulta com um ginecologista para receber orientações sobre os cuidados necessários com a sua saúde reprodutiva ou para identificar os métodos contraceptivos mais adequados para o seu caso.